sábado, 21 de agosto de 2010

A Cidadania Ativa

"Cidadão é o individuo que tem a capacidade de entender o mundo, a sua situação no mundo e de compreender os seus direitos para poder reivindicá-los."
Milton Santos

“Entendemos que para desfrutar o direito é necessário que o indivíduo tenha condições de exercer a sua cidadania. Esse exercício está relacionado ao nível de conhecimento e de conscientização que o indivíduo tem dos direitos e deveres, dos mecanismos para efetivá-los e do nível de organização que a sociedade possa ter para fazer valer os direitos. Essa é uma ação que tem início no plano individual mas exige uma articulação coletiva.”
Norberto Bobbio


Este blog foi criado para servir de ferramenta para a disciplina de sociologia, lecionada no ensino médio, servindo também de auxílio para postagens de instruções e bibliografias que serão base das atividades desenvolvidas em sala de aula.

Com ele estudaremos os chamados movimentos sociais  contemporâneos, que tem início no final do século XIX e se estendem por todo o século XX, até os dias de hoje. A importância de estudá-los está no enfoque que daremos à participação política de categorias sociais significativas em sua luta por direitos civis, sociais, políticos e humanos, que permanecem em constante debate, reivindicação e aperfeiçoamento, à medida que nossa sociedade incorpora novos valores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário