domingo, 12 de setembro de 2010

O que são Movimentos sociais

Guardada as várias explicações e analises sobre tal assunto, reservo para este blog, a seguinte explicação da socióloga Maria da Glória Gohn, autora com diversos trabalhos na área em questão:

"(...) movimentos sociais são ações coletivas de caráter sociopolítico, construídas por atores sociais pertencentes a diferentes classes e camadas sociais. Eles politizam suas demandas e criam um campo político de força social na sociedade civil. Suas ações estruturam-se a partir de repertórios criados sobre temas e problemas em situações de: conflitos, litígios e disputas. As ações desenvolvem um processo social e político-cultural que cria uma identidade coletiva ao movimento, a partir de interesses em comum. Esta identidade decorre da força do princípio de solidariedade e é construída a partir da base referencial de valores culturais e políticos compartilhados pelo grupo."

(GOHN, Maria da Glória. Movimentos e lutas sociais na história do Brasil. São Paulo: Loyola, 1995)

Além da explicação citada acima, vale ressaltar o desejo de transformação que os movimentos sociais carregam em si, a partir de seu nascimento.
Transformações estas que podem servir e ansiar tanto para transformações totais do sistema vigente, ganhando caráter revolucionário, quanto almejar apenas a conquista de igualdade de direitos, reformando insituições e políticas para a satisfação de uma necessidade pontual.

Um comentário:

  1. Entendi que vivemos em uma sociedade altamente diversa e dinâmica em que uma enorme gama de diferença coexistir diariamente

    ResponderExcluir